Seja bem-vindo ao Núcleo Mandalla de Desenvolvimento Sustentável. Hoje é

Translator

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Projeto Piloto Mandalla Morada Nova/CE Produção Sustentável

É um processo de desenvolvimento que se dá pelo crescimento de uma mandalla, que vai se formando como um corpo. Se você observar tudo o que existe na natureza, nos seres vivos há essa seqüência - células que vão gerar um corpo, um organismo. O indivíduo faz parte do universo da família, que faz parte da comunidade, que faz parte do município, do Estado, do país, até chegar ao planeta Terra, ao sistema solar e finalmente ao universo. 

O projeto obedece ao desenho do universo mais próximo do nosso, que é o sistema solar. Contém um centro e nove círculos, que representam o sol e nove planetas. O centro é o sol, responsável pela geração de luz, de energia. No Projeto Mandalla, o centro é o reservatório de água, responsável pelo armazenamento da água, além da criação de peixes e patos. A partir do centro se distribui o sistema de irrigação, em nove círculos alimentados pela água já enriquecida organicamente por micro-organismos. 

Os três primeiros círculos garantem a subsistência do agricultor; os próximos quatro, a geração de renda; e os últimos, o equilíbrio ambiental.  Em cima do reservatório há uma pirâmide hexagonal, que sustenta a linha de distribuição da água. Cada Mandalla tem uma área de 50 X 50 metros (2.500 m²), ou seja, um quarto de hectare.





Na prática, são construídos canteiros ao redor de um tanque circular - um espelho d'água de aproximadamente seis metros de diâmetro - cuja água é bombeada para irrigar a plantação de hortaliças, raízes, tubérculos, frutas e temperos diversos.






Este sistema incentiva, ainda, o agricultor vender na cidade sua produção excedente e melhorar, assim, a renda familiar. Mais do que a complementação financeira, isto tem feito com que chefes de família resgatem sua dignidade, contribuindo também para a fixação das famílias no campo

3 comentários:

  1. Adorei as novas cores!!!
    O visual ficou super agradável.
    Parabens a toda equipe.
    Natália

    ResponderExcluir
  2. Mudou a água dos peixinhos não foi
    Mais continua muito legal.
    Abração
    A.M

    ResponderExcluir
  3. na minha escola estamos desenvolvendo o projeto mandalla para obtermos uma alimentacao melhor e um projeto sustentavel....eu adoraria se alguam se enteresase em nos ajudar pois esse trabalho e mt interesante e importante para nos....obrigado

    ResponderExcluir