Seja bem-vindo ao Núcleo Mandalla de Desenvolvimento Sustentável. Hoje é

Translator

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Integrantes do Núcleo Mandalla de Desenvolvimento Sustentável de Morada Nova e Agência Mandalla Apóiam Projetos de Pesquisa

Integrantes da Núcleo Mandalla de Desenvolvimento Sustentável de Morada Nova-CE   participam e apóiam os projetos de pesquisas dos alunos, Gleidson Alex Meneses e José Alci Raulino,do Curso de Especialização em Gestão dos Recursos Hídricos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFCE (Campus de Limoeiro do Norte-CE) intituladas como: "Batimetria da Lagoa da Salina" e "Efeitos Antrópicos na Lagoa da Salina" em Morada Nova-CE .



As atividades humanas em geral provocam impactos ao meio ambiente. Muitas vezes esses impactos são nocivos tanto ao homem quanto às outras formas de vida, modificando e determinando novas paisagens. A Lagoa da Salina em Morada Nova-CE, sofreu vários momentos de ruptura do seu equilíbrio natural; primeiramente foi desviada de sua região original por uma necessidade comunitária de expansão urbana, através do então prefeito Coronel José Epifânio das Chagas. Posteriormente, a poluição de suas águas e o aterro de suas porções marginais veio definir o atual estado de degradação da lagoa.  


Através da Batimetria e dos Efeitos Antrópicos, foram realizados esses estudos (in loco) na Lagoa da Salina em Morada Nova/CE, para se ter a consciência de como se encontra a situação real de acumulação de água, bem como as suas condições da diminuição de seu tamanho  e  do  assoreamento pela disposição inadequada de resíduos sólidos - Ausência de tratamento de efluentes domésticos - Falta de planejamento de uso e ocupação do solo, servindo como base para futuros estudos e controles do nível de assoreamento e poluição para despertar na sociedade moradanovense o desejo de tornar a Lagoa da Salina, um local plausível de vida, onde todos e principalmente a natureza possam desfrutar-se de sua beleza.




4 comentários:

  1. Bom ver o pessoal organizado e unido em torno de uma causa como essa!
    Parabéns ao grupo!
    Abraços a Messias Bandeira e aos demais!

    ResponderExcluir
  2. E SEMPRE BOM TER PESSOAS PREUCUPADA COM O DESENVOLVIMENTO...BELO TRABALHO E Q CONTINUE SEMPRE ASSIM.PARABENS PELO GRUPO.
    UM BEIJO EDIVANIA SANTOS ATE EM BREVE...

    ResponderExcluir
  3. Gleidson Alex é uma pesooa com quem convivi durante algum tempo e sei o quanto ele é determinado em relação a esse projeto.
    ELE SE GARANTE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. gente vcs poderian nos ajudar!!!estamos com um trabalho mt importante para passarmos de ano....escolhemos a mandalla como projeto...mais temos varias duvidas sobre esse projeto.....alguns dos integrantes ou sei la alguem poderia nos ajudarrrr?????pooooor faaavooor

    ResponderExcluir